É... quem nunca passou por apuros na escola? Dever pra entregar na hora, prova sem estudo, trabalho esquecido... Enfim, todos nós já passamos por isso.
Era uma bela tarde de outono, e eu com a corda no pescoço. Precisando de nota em Sociologia e com um trabalho pra ser entregue na quarta aula.
Retrospectiva: no dia anterior, até lembrei do trabalho mas... O futebol com a galera tava tão bom... E a Coca depois? Delícia!
Não se pode ter tudo nessa vida né? Me diverti litros mas me f%$& um oceano.
Retomando. Metade da turma não tinha feito o trabalho; coincidência, seis desses quinze estavam pelando comigo. Os que já tinham o trabalho pronto seguem a filosofia: "malandro é o cavalo-marinho: finge de peixe pra não puxar carroça". Em outras palavras, copiaram.
Só me restava seguí-los... peguei o trabalho de um deles, e sem delongas fui copiando linha por linha. Tudo perfeito, se não fosse aula da Bené cara-de-corvo. Seu método de ensino é o método "Deus é dez": Deus é dez, professor é nove, e aluno não passa de oito!
Com seu radar ocular, percebeu que eu e mais quatro sagazes não estávamos trigonometrando, chamou-nos e disse (com sua voz encorpada):
-Vocês, aí do canto! Tão copiando o que?
-Sua matéria Bené. (sim, tivemos cara de pau)
-Vou ver então...
FAIL...
Fomos todos mandados à orientação educacional,. Eu, aluno exemplar, nunca tinha ido. Eles, acostumados, foram sagazes:
-Olha... eu não queria copiar, mas ele trouxe tudo para nós - Disse um deles, apontando para mim.
-Que decepção, hein? Você, sempre entre os melhores da turma, copiando trabalho? - Respondeu a orientadora, uma senhora de olhos ávidos que pareciam me devorar.
-Eu? Mas eu nem...
-Shh... vai piorar pro seu lado hein...
Depois dessa, fiquei quieto.
Eles não levaram ficha, talvez por piedade da dona dos olhos famintos. Já eu...
Em todo o suspense na sala branca, confabulando desculpas para dar ao professor, veio a notícia: ele tomou todas na noite anterior e estava se recuperando em casa. Não foi e recebeu os trabalhos na outra semana.
Traduzindo: tomei minha primeira advertência simplesmente por nada... AFF
#FUUU
Lição aprendida: Em terra de saci qualquer chute é voadora. Não banque o malandro se não for sagaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário